Como conectar ao IRC por um Cliente de IRC?

A primeira vez em que você rodar seu cliente de IRC, você terá que preencher um pouco de informação sobre você, como seu endereço na Internet e o Servidor de IRC com o qual você quer conectar. Não se sinta assustado pela quantidade volumosa de opções que a maioria dos clientes oferece e as informações que eles pedem; apenas preencha estes dados fundamentais e eles funcionarão.


Em geral, o número de porta a usar é 6667. Alguns servidores (mas nem todos) aceitam conexão em outras portas (algo entre 6666 e 7002). A porta para conectar por SSL é +6669. Quando não souber a porta, escolha sempre 6667. O número da porta pode ser visto literalmente como uma porta entrada de um servidor. Se você tenta a porta errada, o servidor não permitirá a sua entrada (conexão).


Vou adotar o mIRC para explicar o seu funcionamento. Afinal, Scripts são formados a partir do mIRC. Mas isso não impede que você não possa escolher o seu Script. As normas são as mesmas. Baixe aqui.


Como mIRC é um software proprietário, shareware, ele pede um registro. Com um determinado tempo o programa expira. Scripts normalmente não precisam de registro.


Quando você abrir o programa, vai se deparar com o mIRC Options. Coloque suas informações.


Por comando:


Full Name: /fullname Seu_Nome

Email Address: /emailaddr Seu_Email

Nickname: /mnick Seu_Nick

Alternative: /anick Seu_Nick


Fique à vontade para escolher suas opções.


Para se conectar no Servidor é necessário que você escolha um Identd. Para isso, digite:

/identd on Seu_Identd.


Agora você está pronto para se conectar no IRC (Internet Relay Chat) através da rede brasileira BrasIRC.


Para se conectar, digite:

/server irc.brasirc.org


Agora já conectado, você precisa escolher os canais que deseja entrar. Na rede BrasIRC você pode entrar em até 25 canais.


Para listar os canais da rede, digite:

/list


Vai listar todos os canais da rede. Escolha o de seu interesse e dê dois cliques com o botão esquerdo do mouse no nome do canal (sala) que começa com um #.


Por comando:


/join #canal_desejado


Agora que você entrou no canal, pode começar a conversar. Para abrir um “PRIVATE” (PVT) com alguém, ou seja, conversar privadamente com apenas um usuário, dê dois cliques no Nick da pessoa com o botão esquerdo do mouse.


Por comando:


/query Nick


Para maiores informações, entre no canal #Ajuda - BrasIRC